segunda-feira, 10 de setembro de 2012

(OFICINA 1)

TEMA: Antropologias vindouras ou os futuros antropológicos
Responsável: Juliano Gadelha (Professor de Antropologia e Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da UECE)
Contato: jjulianogadelha@gmail.com

Uma das preocupações na pauta das discussões a respeito das Ciências Sociais, no que tange ao ofício de seus cientistas na contemporaneidade, têm sido como eles, em especial os antropólogos, lidam com a cultura e as novas tecnologias. A proposta de essa oficina objetiva trabalhar a obra “Futuros antropológicos: redefinindo a cultura na era da tecnologia”, de autoria do antropólogo Michael Fischer. A presente obra disserta exatamente sobre o papel do antropólogo e os caminhos da cultura e da Antropologia nos tempos atuais. Fischer é professor do Massachusetts Institute of Technology e em suas pesquisas tem explorado a ligação entre Antropologia e Filosofia, de modo a mostrar como a Antropologia se conecta com a tecnologia e novos modos de vida. Conceitos chaves da prática etnográfica como os de cultura, natureza, homem (antropos), corpo e pessoa são passados a revisa no sentido de serem recombinados, tornando-se ferramentas reflexivas capazes de engendrar novos funcionamentos. Embora, a oficina sugerida tenha como eixo central a obra de Fischer, nossa proposta de trabalho procurará conectar a leitura e a prática, inserindo o/a participante num diálogo que ultrapasse o tempo espaço do texto-livro. Novas textualidades, temporalidades e espacialidades serão experimentadas. Para tanto, necessitamos de um aparelho multimídia de projeção e som, o DATASHOW. Fischer propõe Antropologias recombinantes e procuraremos sentir como somos peças delas e seus futuros também são os nossos.  A oficina pretende funcionar em quatros sessões que remontam aos capítulos de Futuros Antropológicos. A saber: 1) A cultura e a análise cultural como sistemas experimentais; 2) Quatro genealogias culturais (ou testes genealógicos de haplótipos) para uma Antropologia recombinante da ciência e da tecnologia; 3) Não pergunte o que é o homem, mas o que se pode esperar dele; 4) Mensagens das Antropologias vindouras: seixos, pardais, labirintos e vinhetas etnográficas. Em suma, todos esses quatros momentos de experimentação com as Antropologias vindouras serão no tempo cronológico de 8h00min até 12h00min.


(OFICINA 2)

TEMA: "Notícias sobre Técnicas de Análise de Dados Quantitativos".
Responsável: Jakson Alves de Aquino

Objetivo: Apresentar uma visão panorâmica de algumas das técnicas de
análise de dados mais comuns.

Ementa: Inferência estatística. Manipulação de banco de dados.
Estatística descritiva. Análise de regressão. Análise fatorial.
Análise multinível.

Horário: 14h às 18h.

Obs.: A palavra "notícias" está no quarto significado atribuído pelo Dicionário Aurélio: "Escrito ou exposição sucinta de um assunto qualquer".



(OFICINA 3)

TEMA: Introdução a Orçamento de Projetos Sociais

Responsável: João Bosco Feitosa dos Santos

Carga  horaria: 4 horas

Ementa: Orçamento de projetos sociais e seus elementos básicos. Rubricas componentes do orçamento. Calculo de impostos e taxas complementares. Valores de mercado de consultorias. Exemplo de orçamentos em editais de instituições de fomento.




(OFICINA 4)

TEMA: MOVIMENTOS SOCIAIS, COMUNICAÇÃO E CIDADANIA
Responsável: Catarina Farias de Oliveira
Duração:  4 horas- aula

Ementa – Oficina para historicizar a trajetória da comunicação popular  alternativa no contexto  dos movimentos sociais dos anos 80 aos dias atuais.

Objetivos

- Refletir sobre  as transformações  na trajetória da comunicação vivenciada pelos movimentos sociais.
- Conhecer  o campo da pesquisa nesta área  e suas relações  com a sociologia e com a comunicação social  ( TRANSDISCIPLINARIDADE)
- Discutir novos caminhos para esta trajetória

Metodologia da oficina
- Exposição e utilização de vídeos. 




(OFICINA 5)

TEMA: MOBILIDADE URBANA E SOCIOLOGIA: Leitura da realidade, pesquisa e intervenção.

Responsável: Prof. Irapuan Peixoto Lima Filho
Objetivo: Realizar uma reflexão sociológica sobre a mobilidade urbana na cidade de Fortaleza tentando apontar caminhos para a intervenção do sociólogo nas políticas públicas.
Ementa: Mobilidade urbana: tema sociológico. Fortaleza: metrópole regional. Mobilidade em Fortaleza: riscos, perigos, contextos. O trânsito nas grandes cidades. As obras de intervenção em Fortaleza e a Copa do Mundo. Políticas públicas e planejamento. A intervenção sociológica.
Metodologia: Exposição em slides, com imagens, fotografias, gráficos, vídeos etc. Análise de planos, projetos e notícias de jornal. Debate entre os participantes.
Material: Projetor multimídia e caixa de som.
Data/ horário: Dia 28/09/12, de 08 às 12h.

(OFICINA 6)

TEMA: Introdução à Economia Solidária 
Responsável: Prof. Angélica Pinheiro

Conteúdo Proposto

1.       Aspectos Teórico-históricos  da Economia Solidária
2.       A Economia Solidária no Brasil – aspectos institucionais
3.       Experiências locais de Economia Solidária

Obs. Durante a oficina será sugerida uma bibliografia básica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário